Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Esquilo com peste bubônica é encontrado em Colorado, nos EUA


Depois de um caso de peste bubônica no norte da China e dois na Mongólia que colocaram em alerta as autoridades, já que tal doença também é conhecida como "peste negra", ninguém aqui no ocidente que algo assim poderia chegar aqui.




Uma doença respiratória transmitida pela tosse sim, é fácil acreditar que venha pra cá, afinal, é pelo ar e facilmente viria por aviões. Mas a peste bubônica não: ela é transmitida pela urina ou mordidas de animais infectados. Na Idade Média, por exemplo, foram os ratos os culpados, segundo o que sabemos.

Lá na Mongólia o caso onde um casal morreu com a peste foi após comerem carne de marmota crua. Não vai aparecer aqui no ocidente, não é? Como que uma marmota crua viria da Mongólia até aqui?
BREAKING NEWS: um esquilo com peste bubônica apareceu do nada em Colorado, EUA.

O esquilo, pequeno e ágil animal que escala em árvores e invade casas, foi achado em Morrison, no Condado de Jefferson. As autoridades de saúde pública do Condado se pronunciaram dizendo que "a praga é uma doença infecciosa causada pela bactéria Yersinia pestis" (ok) e que se as precauções necessárias forem tomadas, o risco de infecção é "extremamente baixo".

As autoridades do condado agora trabalham em alertar a população sobre possíveis animais doentes, pra que sejam levados ao veterinário, se forem doméstico, e façam o teste. Também querem trabalhar no controle de pulgas, já que, segundo eles, elas podem passar a doença.

O Condado recomendou as seguintes medidas à população:

1) Elimine todas as fontes de comida e abrigo que possam servir a animais selvagens;
2) Não alimente animais selvagens;
3) Não mantenha lixo ou restos de alimento por muito tempo na lixeira ou no quintal (ou seja, coloque o lixo perto da hora do caminhão de coleta passar);
4) Evite contato com animais selvagens e roedores;
5) Cuidado ao manejar qualquer animal doente. Leve-o cuidadosamente a um veterinário;
6)  Consulte o veterinário sobre controle de pulgas e carrapatos;
7) Não deixe seus animais sozinhos do lado de fora onde eles podem caçar animais selvagens, como os esquilos.

As autoridades alertam que cachorros podem portar a doença, embora não sofram por causa dela. Mas se uma pulga morde ele e depois te morte, blau blau. Ê 2020.

Fontes: Site oficial do Condado de Jefferson, NY Post