Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Família desliga respirador pra ligar ventilador e paciente em UTI morre


Uma onda de calor assolava o distrito de Rajasthan Kota, na Índia, em meio à crise da pandemia. Aqueles que contraíram a doença e tiveram sintomas graves foram colocados na UTI, onde usavam um respirador pra conseguirem sobreviver.




Na UTI do hospital Maharao Bhimsingh não era diferente: pacientes doentes usando respirador, famílias preocupadas e no caso deles, calor intenso. Visitas eram permitidas na UTI em horários determinados, e no dia 15 de junho a família de um paciente que não teve o nome revelado foi fazer companhia.

Mas alguém da família, incomodado com o calor, tinha trazido um ventilador, e resolveu usá-lo. Então ele tirou a tomada de alguma coisa que estava ligada e colocou o ventilador. Muito bom, todos ficaram com o corpo mais gelado, e um deles mais do que deveria, porque morreu.

A alguma coisa que estava ligada na tomada antes do ventilador era a tomada do respirador, que mantinha o paciente vivo. O respirador funcionou algum tempo pela bateria de emergência, que serve pra possíveis quedas de energia, mas depois desligou.

Naveen Saxena, superintendente do hospital, disse que a equipe irá investigar o caso pra determinar qual a responsabilidade da família, qual a do hospital, e se há necessidade de envolver a polícia.  A família culpa o hospital por conta da tomada do respirador ser de fácil acesso a todos.