Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

O TERMINAL: homem preso há 110 dias em aeroporto nas Filipinas pede socorro


No filme "O Terminal", Tom Hanks interpreta um homem que veio de um lugar que era um país quando ele morava lá, e deixou de ser um país quando ele pisou em solo americano. Por conta disso, seu passaporte se tornou inválido, e ele não podia mais sair do aeroporto ou retornar ao local de origem, e isso sem saber falar quase nada do idioma local.




Algo parecido está acontecendo com Roman Trofimov, um homem da Estônia que está preso há 113 dias em um aeroporto das Filipinas. Ele chegou no aeroporto de Manila vindo de Bangkok no dia 10 de março, mas assim que chegou os vistos de chegada foram encerrados por conta das medidas de quarentena.


Segundo o homem, seu passaporte foi tirado dele pelas autoridades quando chegou. A companhia aérea por onde chegou à Manila, nas Filipinas, a AirAsia, não podia tirá-lo de lá, e o informou que ele teria que esperar o relaxamento das medidas de quarentena.


O governo das Filipinas determinou que só diplomatas, médicos e agentes humanitários podem entrar e sair do país. 

Roman alega estar dormindo em salas de embarque, e que está sobrevivendo com guloseimas e salgados doados pelos funcionários do local. Ele já pediu diversas vezes ajuda pra embaixada da Estônia, mas até agora nada.

 A "cama" onde Roman dorme

"Minha saúde está piorando por causa da má-nutrição, falta de sol e ar fresco". As medidas de isolamento foram relaxadas no país no mês passado, mas os voos para a Estônia ainda não foram autorizados. Embora fosse vegetariano, ele passou a comer o frango que lhe ofereciam, por exemplo.


Segundo as leis de lá, ele não pode ir pra outro país onde os voos já estejam liberados, mas precisa ser tirado de lá pela AirAsia, que ainda não está operando. "Eles pegaram meu passaporte e só vão me dar de volta quando eu voltar pra Estônia".  Após uma tentativa de interceder do governo da Estônia, Roman conseguiu um quartinho, que na verdade era um almoxarifado convertido em quarto:


E porque a história se espalhou, só ontem Roman conseguiu pegar um voo pra Estônia:


Fontes: Metro UK e Times of Israel