Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Minerador artesanal encontra maiores pedras de Tanzanito da história e recebe R$17 milhões


A Tanzanita é uma pedra raríssima, e encontrada até hoje somente na Tanzânia (e por isso o nome). Ela foi achada pela primeira vez nos anos 60, e ficou muito popular como adorno em anéis e colares devido às cores que irradiam da pedra depois de receber polimento e um tratamento com calor em alta temperatura. Na foto à direita é um exemplo de Tanzanita tratada.

Aqui, uma Tanzanita ainda não tratada, mas polida.

Um minerador da Tanzânia achou duas pedras gigantescas de Tanzanita, as maiores da história: uma com 9.8kg e outra com 5.8kg. A descoberta foi tão grande que o governo fez uma cerimônia pro homem, e o Banco Central do Leste da África ofereceu 3.3 milhões de dólares pelas pedras (aproximadamente 17.600.000 reais).

 Saniniu Laizier exibindo o seu achado

A cerimônia onde o minerador recebeu a grana e entregou as pedras foi exibida ao vivo na televisão. Saniniu Laizier agora é o mais novo bilionário da Tanzânia, já que essa grana vale 7.7 bilhões de xelins (a moeda de lá). 

Desde 2015 o governo autorizou que mineradores individuais fizessem suas escavações, com certos limites. O presidente John Magufuli disse na cerimônia que tal acontecimento foi graças a essa autorização.

Fonte: Bloomberg