Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

1º museu subaquático abre na Grécia pra você passear entre relíquias no fundo do mar


A ideia de juntar o máximo de relíquias possíveis pra que as pessoas possam visitá-las foi muito lucrativa no século passado, mas agora as pessoas estão se cansando de museus e achando que essa ideia é meio ruim, e tira a "aura" da relíquia, quando ela é colocada em uma caixa de vidro em um local nada congruente com a aparência dela.




Por isso um novo tipo de museu tem começado a surgir. Se antes as relíquias vinham até nós, agora somos nós que vamos até as relíquias. Daí veio a ideia de abrir o 1º museu subaquático nas Ilhas Alónissos, no Mar Egeu, Grécia.

Como primeira atração desse museu, mergulhadores que têm uma licença amadora poderão visitar os restos de um navio que afundou por volta de 425 antes de Cristo. Ele trazia milhares de ânforas de vinho e estava vindo de Chalkidiki, no norte da Grécia.


Como são 4.000 ânforas, acredita-se que era um navio muito grande. Porém, como era todo de madeira, sua estrutura não sobreviveu pra contar a história. Na área existem 4 navios afundados, e as autoridades agora estão organizando o interior deles e assegurando passagens pra que os mergulhadores possam passear por dentro deles também.


Caso você queira participar do passeio, deverá tirar uma licença de mergulho amador (o que não é difícil). A Ilha Alónissos é um lugar muito tranquilo e cheio de atividades pra quem é um turista.

Fonte: The Guardian