Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Serviço Nacional de Meteorologia emite 1º alerta de "tornado de fogo" da história

Na foto, um turbilhão de fogo que ocorreu nos incêndios de 2018 na Califórnia. Tal fenômeno é outra coisa, como será explicado, e a foto é usada ilustrativamente.

O Escritório do Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA que fica em Reno alertou a área do norte da Califórnia pra um possível tornado de fogo na região. O alerta foi feito no sábado (15/08) de manhã.




Foi a primeira vez na história que o Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA fez um alerta pra um tornado de fogo, embora o raro fenômeno já tenha sido registrado em outros lugares.


 
O alerta do Serviço Nacional de Meteorologia

Matthew Capucci, um meteorologista, explicou ao Washington Post que foi a primeira vez em que tal alerta foi emitido por lá, e qual a diferença do tornado de fogo pro turbilhão de fogo. Este segundo é muito mais comum, e ocorre quando o tornado movimenta uma grande quantidade de fogo que já estava ali antes do tornado chegar.

Já o tornado de fogo precisa de mais condições pra ser formado: primeiro, uma pyrocumulonimbus deve ser formada a partir de fumaça de alguma queimada. Mais especificamente, a Cumulonimbus flammagenitus. Essa nuvem é quente e grande, e são raras: em 2002, por exemplo, foram detectadas apenas 17 delas durante todo o ano.

 Uma pyrocumulonimbus vista de cima, a 10km de altura

Então um tornado deve ser formado a partir dessa nuvem, e aquela fumaça quente começa a girar rapidamente. Agora, basta um raio, e tudo começará a pegar fogo. Ou seja, são três as condições: a nuvem rara, o tornado a partir dela e algum raio.

O Serviço de Meteorologia detectou as duas primeiras condições no norte da Califórnia e fez o alerta: a qualquer momento aquilo poderia pegar fogo e matar muitos. Isso aconteceu na Austrália em 2003: uma dessas nuvens formou uma tempestade supercelular, que formou o tornado, e com muitos raios, um mega tornado de fogo feriu quase 500 pessoas e matou algumas.



Mas segundo as fotos que foram tiradas do possível tornado de fogo, pelo jeito ele não teve nenhuma ignição, e só chegou bem perto de tocar o terror:


 


  


 
Essa última mostra que alguma coisa ficou em brasa ali, com alguns fatores impedindo que ficasse igual o da Austrália.

Ano passado, um turbilhão de fogo aconteceu por lá também, quando um fogo começa a ser movimentado pelo tornado:



Fontes: CNN; NY Times