Serviço Nacional de Meteorologia emite 1º alerta de "tornado de fogo" da história
Na foto, um turbilhão de fogo que ocorreu nos incêndios de 2018 na Califórnia. Tal fenômeno é outra coisa, como será explicado, e a foto é usada ilustrativamente.
O Escritório do Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA que fica em Reno alertou a área do norte da Califórnia pra um possível tornado de fogo na região. O alerta foi feito no sábado (15/08) de manhã.
Foi a primeira vez na história que o Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA fez um alerta pra um tornado de fogo, embora o raro fenômeno já tenha sido registrado em outros lugares.
Well, this is a first.
“A pyrocumulonimbus from the Loyalton Wildfire is capable of producing a fire induced tornado.” 😳😳 #CAwx #LoyaltonFire #WxTwitter pic.twitter.com/yUEQ9iY1T9
— Peter Planamente (@plana_journ) August 15, 2020
O alerta do Serviço Nacional de Meteorologia
Matthew Capucci, um meteorologista, explicou ao Washington Post que foi a primeira vez em que tal alerta foi emitido por lá, e qual a diferença do tornado de fogo pro turbilhão de fogo. Este segundo é muito mais comum, e ocorre quando o tornado movimenta uma grande quantidade de fogo que já estava ali antes do tornado chegar.
Já o tornado de fogo precisa de mais condições pra ser formado: primeiro, uma pyrocumulonimbus deve ser formada a partir de fumaça de alguma queimada. Mais especificamente, a Cumulonimbus flammagenitus. Essa nuvem é quente e grande, e são raras: em 2002, por exemplo, foram detectadas apenas 17 delas durante todo o ano.
Uma pyrocumulonimbus vista de cima, a 10km de altura
Então um tornado deve ser formado a partir dessa nuvem, e aquela fumaça quente começa a girar rapidamente. Agora, basta um raio, e tudo começará a pegar fogo. Ou seja, são três as condições: a nuvem rara, o tornado a partir dela e algum raio.
O Serviço de Meteorologia detectou as duas primeiras condições no norte da Califórnia e fez o alerta: a qualquer momento aquilo poderia pegar fogo e matar muitos. Isso aconteceu na Austrália em 2003: uma dessas nuvens formou uma tempestade supercelular, que formou o tornado, e com muitos raios, um mega tornado de fogo feriu quase 500 pessoas e matou algumas.
Mas segundo as fotos que foram tiradas do possível tornado de fogo, pelo jeito ele não teve nenhuma ignição, e só chegou bem perto de tocar o terror:
image of the fire tornado in Lassen Co., CA today. divine. gorgeous. unbelievable. pic.twitter.com/jr9zj89tTh
— Morgan Fuld (@mjfuld54) August 16, 2020
Fire Tornado today outside Chilcoot and Hallelujah Junction California. This was intense and scary!!!! @TheTXWXchaser @spahn711 @JimCantore @ReedTimmerAccu @jeffpiotrowski #CAwx #LoyaltonFire #firenado #FireSeason2020 pic.twitter.com/vfwrTKK02n
— Tasha Joy (@That1GirlTasha) August 16, 2020
The "Fire Tornado" #LoyaltonFire is less than 20 miles away.
Here's some photos my friend took on the road sometime this afternoon. pic.twitter.com/jR076cmVwR
— Gingeroo 🌲 #CA01 😷 #WearAMask (@Destiny22Ginger) August 16, 2020
Ano passado, um turbilhão de fogo aconteceu por lá também, quando um fogo começa a ser movimentado pelo tornado:
Fontes: CNN; NY Times;