Autoridades do Egito descobrem 13 sarcófagos selados há 2.500 anos e abriram um
Arqueólogos reportaram às autoridades do Egito a descoberta de 13 sarcófagos completamente selados na necrópole de Saqqara, e estimam que tais coisas estejam ali há 2.500 anos.
A necrópole fica a 30km ao sul do Cairo, pra dentro do deserto, e contém um vasto número de sarcófagos em um complexo gigantesco. Tão grande que descobertas estão sendo feitas lá até agora.
Mas há uma diferença entre os outros sarcófagos achados anteriormente em Saqqara e esses 13 de agora. É que estes estão intactos. Não se sabe como, mas estão parecendo novinhos em folha.
De acordo com o Ministério do Turismo e das Antiguidades do Egito, os 13 sarcófagos estavam empilhados em uma câmara a 11 metros de profundidade. Eles estão tão bem preservados que em algumas partes até a coloração da tinta das pinturas permaneceu.
O ministro Khaled El-Enany disse que os arqueólogos constataram que os sarcófagos, desde que foram fechados pela primeira vez, nunca mais foram abertos. Hieróglifos inscritos em pedras também foram achados, e após serem decodificados, poderão dizer quem são estes nos 13 sarcófagos (e se há alguma maldição pra quem abrir).
شعور لا يقارن
كلما تشهد كشف اثري جديد،
انتظروا الاعلان عن كشف اثري جديد
بسقارة، شكرا لزملائي بالوزارة.
An indescribable feeling when
you witness a new archeological discovery.
Stay tuned for the
announcement of a new discovery in Saqqara
Thank you to my
colleagues in the ministry pic.twitter.com/RpgK6TmREo
—
Khaled El-Enany (@KhaledElEnany6) September
6, 2020
E caso alguém abra (o que óbvio, querem fazer), 2020 pode ter mais um acréscimo na lista de mazelas. Quem sabe o TutankaVírus? "Caso"? Sim, já abriram um:
Fonte: Science Alert