Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Parque Nacional da Tailândia começa a enviar de volta o lixo que turistas mal-educados deixaram lá

 
Jogar lixo no chão é um comportamento animalesco que em alguns parece ser impossível de ser extirpado. E muitas vezes nada pode ser feito, afinal, é bem difícil formar uma mega-operação de vigilância pra pegar quem jogou uma latinha no chão. E mesmo se forem flagrados, as penas são tão insignificantes que nada mudam.


Porém, parece que agora as autoridades da Tailândia encontraram um jeito de ao menos envergonhar os malfeitores e limpar o parque ao mesmo tempo: mandando o lixo que deixaram pra trás de volta pra eles.
 

O ministro do meio-ambiente Varawut Silpa-archa anunciou a medida junto com os embrulhos cheios de lixo preparados para o envio expresso. "Seu lixo - nós vamos mandá-lo de volta pra você", ele anunciou em uma publicação do Facebook.
 
 
A medida será aplicada inicialmente no Parque Nacional Khao Yai. Os turistas devem deixar nome e documento na entrada, e se forem flagrados jogando lixo no parque, seja por algum guarda, seja pelas câmeras, receberá o embrulho com um bilhete dizendo: "você esqueceu essas coisas no Parque Nacional Khao Yai".
 

Foto: Civitatis

Além disso, o ministro relembra que se só isso acontecer com você, considere-se sortudo: se você for flagrado e detido, pode pegar até 5 anos de prisão no país. Pelo jeito, isso servirá pra manter o parque limpo. Tal parque tem 2.000km², tem belas cachoeiras, animais e cenários. Tanto é que o filme "A Praia" foi gravado no parque. Só não jogue lixo lá.
 
Fonte: BBC