Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Família descongela macarrão e 9 morrem após ingestão de ácido bongcréquico

 


Uma grande família decidiu descongelar um macarrão pra uma janta rápida no dia 10 de outubro. Sete membros dessa família morreram no mesmo dia, após a ingestão da comida, e outros dois morreram posteriormente.




O macarrão em questão é chamado Suantangzi, que é feito com coisas fermentadas, uma iguaria chinesa, e como a família vive em Jixi, província do nordeste da China, não é de se espantar que tenham comido tal coisa.


Um dos itens do prato é à base de coco, e quando uma coisa é fermentada, isso quer dizer que há ação bacteriana ali. A bactéria Burkholderia gladioli pathovar cocovenenans é uma das que podem aparecer entre a cultura bacteriana de um coqueiro, e quando elas fermentam, começam a produzir ácido bongcréquico.

 

 

 A fórmula do ácido bongcréquico

 

Tal ácido é fatal ao ser humano, e afeta rapidamente o sistema respiratório, matando o infectado. O macarrão congelado preservou o ácido produzido após a sobra da última refeição, e se tivessem comido tudo da primeira vez em que foi servido, não teriam morrido, pois não teria dado tempo de muito desse ácido ser produzido.

 

A bactéria Burkholderia gladioli pathovar cocovenenans

 

Suspeitam também que o ácido possa ter sido continuado a ser produzido mesmo durante o congelamento.


Três crianças da família se recusaram a comer a iguaria cheia de bactérias por causa do estranho gosto, e ficaram vivas.


Fonte: Independent