Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Homem já falecido é eleito com 60% dos votos e eleitores comemoram no cemitério

 

 

As eleições para as prefeituras da Romênia já aconteceram, e em uma pequenina cidade algo de muito curioso aconteceu: um morto foi eleito, e os eleitores sabiam do estado do candidato. Ion Aliman era um capitão de navio antes de se aposentar pra se dedicar à vida política.


Ele já havia sido eleito duas vezes como prefeito de Deveselu, uma cidadezinha com 3.200 pessoas no sul do país. O homem de 57 anos era o favorito pra ganhar e exercer seu terceiro mandato (o que é permitido lá). Porém, ele adoeceu antes da eleição e acabou morrendo.


Como os votos lá não são por urna eletrônica, e sim por papel, e como não daria tempo de trocar todos os papeis pra ser retirado o nome do falecido candidato, assim ficou lá, já que não tinha como não saber da morte dele numa cidade tão pequena. Pela cidade foram espalhados obituários e fotos incitando ao luto.

 


Seus eleitores, no entanto, quiseram fazer uma homenagem póstuma ao amado prefeito. Dos 1.700 votos possíveis, 1.020 foram no falecido prefeito, que foi reeleito após a morte com 60% dos votos. Quando os resultados foram divulgados, todos foram ao cemitério onde o ex-prefeito está enterrado, fazendo uma grande festa.

 


Como só 40% dos votos foram pra outros candidatos, outra eleição será feita, com essa sendo invalidada. São coisas que só acontecem em cidades pequenas.


Fonte: BBC