Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Homem é sugado por 5.000 mosquitos fêmea em nome da ciência e perde 16ml de sangue


Um entomologista da Universidade de Melbourne permitiu que milhares de mosquitos picassem seu braço regularmente. Isso tudo porque eles têm um plano pra erradicar a dengue, e envolve um processo bem doloroso.




O Dr. Perran Stott-Ross está envolvido na pesquisa de mosquitos na Universidade de Melbourne há muitos anos, tentando encontrar maneiras eficazes de conter a propagação do vírus da dengue, transmitido aos humanos pelos mosquitos.

 


Uma das estratégias mais promissoras tem sido infectar enxames de mosquitos com a Wolbachia , uma bactéria que bloqueia naturalmente a transmissão da dengue e é transmitida por gerações de mosquitos. 

 

 

Então o plano é passar a bactéria para os mosquitos através do sangue de um cientista, sim, o cientista Ross. Até imagino a cena dele tendo essa ideia, perguntando quem iria fazer isso e todos olhando lentamente em direção a ele. Como a bactéria é inofensiva à nós, ele aceitou o trampo.


O cientista exibiu os resultados das pesquisas pela primeira vez em março, quando ele tuitou uma foto de seu braço coberto de bolhas depois de alimentar um recorde de 5.000 mosquitos fêmeas. Ele admite que as picadas às vezes podem ser dolorosas e que sempre deve se abster de se coçar após as sessões de alimentação de sangue.

 

Mas por quê fêmeas? Porque o efeito da bactéria é transmitido por gerações de mosquitos, ou seja, infectando só fêmeas faz com que o resultado seja bem maior.

 


"As vezes pode doer um pouco, dependendo do lugar, mas geralmente é apenas uma leve irritação", disse Ross à Science Alert . "É apenas coceira depois. Assim que tiro meu braço, tenho que resistir à vontade de coçar".



Olhando para algumas das fotos e vídeos que Ross compartilhou em sua conta no Twitter, é de se perguntar se ele desenvolveu imunidade à dor e irritação associadas às picadas de mosquito. 

 

 

Eu mesmo mal consigo lidar com uma ou duas picadas, mas tendo todo o meu braço coberto com elas... eu não posso nem imaginar como isso deve causar coceira.

 

"Dia recorde de alimentação de sangue do mosquito hoje.  5000 mosquitos fêmeas alimentados e 16 ml de sangue perdidos", o cientista diz uma de suas fotos mais compartilhadas. Será que alguém vai dizer "MUIÉ" nos comentários?


Fonte: Science Alert