Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Ex-bailarina com Alzheimer ouve "Lago dos Cisnes" e lembra repentinamente da coreografia


"O Lago do Cisne" é uma das composições mais famosas de Tchaikovsky, e se trata de um balé em 4 partes, muito reproduzido por grupos de bailarinas pelo mundo inteiro. Marta C. Gonzáles é uma espanhola que foi bailarina nos anos 60, e sua maior apresentação foi justamente "O Lago do Cisne" em 1967.




Na ocasião, ela fazia parte do grande grupo New York City Ballet, e era a "prima ballerina", ou seja, a principal bailarina da apresentação. Passados mais de 50 anos, hoje Marta está em um estágio avançado de Alzheimer, não consegue mais andar, e perdeu a maioria de suas memórias.

 


Porém, um instituto chamado "Música para Despertar" resolveu colocar a música que cerceou um dos pontos altos da vida de Marta pra ela ouvir, e ver se isso ocasionaria alguma lembrança longínqua na idosa. O instituto advoga o uso de terapias alternativas pro Alzheimer, ao invés de pesados remédios. Uma dessas terapias consiste em música.

 


Pra emoção e surpresa de todos, Marta, que quase nem lembra o nome das pessoas, começa a fazer a coreografia da dança com o seu tronco e as suas mãos, sendo totalmente engolfada pela lembrança súbita que voltou com tudo, como um balão de ar muito fundo na água, que é solto e irrompe à superfície com força.

 


Um estudo feito no Reino Unido demonstrou que o uso de "músico-terapia" em pacientes com doenças degenerativas reduz a necessidade de remédios em 60%, por exemplo. 

 


Marta veio a falecer um tempo depois do vídeo, e que Deus a tenha. Mas ao menos, ela reviveu essa lembrança antes de ir.