Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Prefeito japonês Jo Baiden está recebendo parabenizações e não sabe o motivo

O prefeito de Yamato, cidadezinha japonesa com 15.000 habitantes, começou a receber atenção inesperada após a projeção da mídia dando vitória a Joe Biden. Segundo o prefeito, ele começou a receber parabenizações, algumas por engano, outras por brincadeira.




O nome dele é Yutaka Umeda, e tem 73 anos. E se o nome dele é esse, porque raios estão dando os parabéns a ele por ter derrotado Donald Trump? No japonês, o kanji (caracteres japoneses que foram adquiridos da língua chinesa), podem ser lidos de diversos modos. Tais caracteres são aqueles que um só deles diz uma frase inteira.


O sobrenome do prefeito em kaiji é 梅田, que pode ser lido Umeda, mas também pode ser lido "Baiden". E seu primeiro nome em kanji, que é 穣, ou seja, Yutaka, pode ser lido também "Jo". Ou seja, você pode ler ou Yutaka Umeda ou Jo Baiden.

 


Talvez por isso, quando assessores de políticos e figuras públicas receberam ordens de enviar congratulações ao Joe Biden, muitos dos japoneses acabaram enviando pro Jo Baiden, isto é, Yutaka. Será que tem algum político lá que pode ser chamado de Dunaldooo Turampooo? 


Ele até saiu na TV de lá dizendo que não é o Joe Biden: