Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Vila japonêsa constrói 62 lobos-robôs pra lutar com ursos que invadem casas de noite

O pessoal de Hokkaido, no Japão, cansou de ursos invadindo o lugar de noite, comendo as coisas das casas e oferecendo riscos à população. As invasões de ursos aumentaram muito nos últimos meses, e japoneses que são, decidirão apelar pra um monstro robô.




Convictos de que ursos teme lobos, eles construiram um lobo-robô com uma cara nada simpática, que pode piscar olhos vermelhos enquanto emite sons assustadores por um alto-falante escondido abaixo de si.


Ele pode virar a cabeça de um lado pro outro, emitir os terríveis grunhidos e piscar seus olhos. De noite, certamente, pode assustar um humano. Mas será que assustaria um urso? É a primeira vez em que um lobo-robô é comprado oficialmente pelo governo.


Até o momento tem funcionado. Após a instalação dos lobos-robôs, nenhum urso ousou invadir casa nenhuma ou perambular pela cidade. O robô foi desenvolvido em um projeto cooperativo à pedido da prefeitura, onde a empresa Ohta Seiki, de robótica, a empresa Naie, de maquinaria de precisão, e a universidade de Hokkaido uniram seus esforços.


O robô tem 120cm de comprimento e 90cm de altura. Um sensor infravermelho colocado no lobo-robô detecta movimentos à sua frente, e então ele começa suas ações tenebrosas. Acontece que o tal lobo-robô caiu na mira de fazendeiros, e um total de 62 lobos robôs já foram espalhados desde Hokkaido até Okinawa.


Não só ursos são os alvos dos fazendeiros: javalis selvagens e veados costumam causar grandes danos em plantações, e o lobo-robô é de grande serventia.


 

Fonte: Jornal The Mainichi (japonês)