Tecnologia do Blogger.

Japão planeja usar I.A. pra unir automaticamente casais e aumentar taxas de natalidade

 

O governo japonês planeja investir em uma série de medidas pra aumentar as taxas de natalidade no Japão. Um desses planos é uma "Inteligência Artificial" que vai unir automaticamente casais com base em algoritmos que usarão as redes sociais deles pra "encaixar" pares perfeitos.




Tal plano que parece um tanto desesperado vem de fato durante uma situação desesperadora: ano passado nasceram 865.000 bebês no Japão, um record do menor número de bebês nascidos no país proporcionalmente.

 

 

No orçamento de 2021 o governo federal japonês vai alocar 2 bilhões de ienes (97 milhões de reais) aos governos locais pra que medidas que aumentem as taxas de natalidade sejam implementadas. Uma dessas será esse "Tinder Automático".

 


Alguns sistemas desses já existem no Japão, mas são muito fracos, e combinam apenas idade e renda. A intenção é fazer um mega-Tinder automático que faça uma união perfeita com hobbies, valores morais, e quem sabe até o padrão de beleza desejado com base em artistas elogiados nas redes sociais e relacionamentos anteriores.

 


Tais medidas são porque o governo sabe ver gráficos: se a tendência de queda da taxa de natalidade continuar, o país vai de uma população de 128 milhões de pessoas (dados de 2017) pra 53 milhões de pessoas em 2099.

 


Tudo isso enquanto a população jovem vai ficando cada vez mais isolada e presa em ficções (inclusive em relacionamentos, onde muitos são vistos namorando literalmente travesseiros).


Fonte: BBC