Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Paraquedista perde noção de altura e escapa por 'milímetros' de dar de cabeça em montanha

 

Um avião levava diversos grupos de paraquedistas para que pulassem em diferentes localizações. Porém, algo deu errado no segundo grupo. O organizador da excursão de paraquedistas calculou mal o lugar da queda, o que causou a quase morte de todo mundo.




Acontece que antes é calculada a altura em que você pula, e por isso você sabe quantos segundos pode ficar em queda livre antes de abrir o paraquedas. Como o lugar onde eles foram deixados era em uma região montanhosa em Ambri, na Suíça, a exatidão do lugar do salto era importante.

 


Um desses paraquedistas publicou o vídeo de seu capacete no Youtube, explicando o que acontece aí. Ele diz que além do erro que o organizador cometeu com o lugar da queda pra que o cálculo dos segundos de queda livre desse certo, ele menciona erros próprios, como não ter verificado antes do pulo em que lugar exatamente eles estavam, o chamado "spotting".

 


No início, todos se divertem fazendo piruetas, coisa e tal. Mas subitamente alguém olha pra baixo e puxa imediatamente a corda de acionamento do paraquedas. Todos fazem o mesmo. Mas o que está com o capacete que filma o vídeo que vamos ver percebe mais tarde do que os outros, e logo após ver todos puxando os paraquedas, olha pra frente e se depara com uma montanha bem perto de seu rosto.

 


Se medirmos com uma régua, talvez achemos que não seja tão perto assim. Mas dada a velocidade em que ele estava, se tivesse puxado a corda alguns milésimos depois, provavelmente teria se espatifado na montanha. Ele consegue evitar a queda, desvia da montanha e acaba encontrando lago paradisíaco. A experiência do paraquedismo é muito boa, mas se informe antes sobre a experiência da empresa que fornece o passeio!