Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Entregadora de App dá chilique e leva comida embora por achar gorjeta de $8 muito pouco

Nos EUA é praticamente regra a gorjeta, já aqui no Brasil alguns funcionários chegam a considerar até uma ofensa, dependendo do caso. Mas embora seja um costume, não é algo de obrigatório. 

 

Como diz um entregador da Doordash, empresa americana que faz deliveries por app, embora quase sempre recebam uma gorjeta, ela é totalmente facultativa ao cliente, e eles sempre recebem um fixo pela distância viajada.




Ainda segundo ele, normalmente as gorjetas vão de 1 a 3 dólares, e que uma gorjeta de 8 dólares tá uma maravilha. Mas essa entregadora não pensou assim.

 


Ela se aproxima da porta do cliente e toca a campainha pra entregar a comida, mas já sabendo que a gorjeta era de 8 dólares, ela diz no interfone de sua porta: "Eu preciso falar com você, eu não acho que você saiba de onde essa comida veio", querendo dizer que a distância percorrida foi grande.


O homem pergunta de onde a comida veio, e ela responde que dirigiu por 40 minutos e ainda entregou antes do prazo de entrega, e repete: "eu não acho que você saiba de onde essa comida veio". O cliente, sabendo o lugar de onde a comida veio, diz que no máximo ela levaria 15-20 minutos, mas ela insiste e diz pra ele mesmo fazer o trecho, garantindo serem 40 minutos.

 


Mas o programa jornalístico Inside Edition conferiu as distâncias e checou os dados de trânsito. Foram 8,85 quilômetros do restaurante até a casa do homem, e segundo os dados de trânsito, levariam 12 minutos em situações normais:


 

Após garantir que foram 40 minutos, a entregadora diz: "eu acho que você tem que ajustar a sua gorjeta, pra fazer ela ser correta. Você deu uma gorjeta de 8 dólares". O homem, sem entender, diz: "o que você estava esperando!? Eu te dei uma gorjeta de 8 dólares!", como quem diz: "isso é ótimo, não péssimo!". Lembrando: tal gorjeta é um valor para além do que ela já receberia pela entrega.

 

Talvez seja alguém que, saindo de uma classe monetária mais alta, acostumada com pagamentos mais altos, por conta da situação atual, teve que ir pra um emprego que pagasse menos, e sem saber como funciona a realidade das coisas e com uma noção pra fora da realidade do quanto seria uma gorjeta justa, acabou dando esse show que foi gravado pelo sistema de segurança da casa do homem.

 


A entregadora decide fazer auto-justiça com as próprias mãos, e levou a comida embora. O vídeo foi publicado no Twitter, obtendo 1.300.000 de visualizações.  A Doordash, empresa para a qual a tal entregadora prestava serviços, disse ao Inside Edition que ela foi "desativada". Espero que signifique "demitida".


E claro, com o vídeo circulando em tudo quanto é rede social, era melhor ter aceitado os 8 dólares.