Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Homem recebe 7.002 Bitcoins como pagamento em 2011, esquece senha e tem mais 2 tentativas

 

Um dos primeiros investidores na moeda Bitcoin, quando ela ainda valia 2 dólares, pediu que Stefan Thomas fizesse um mini-documentário educativo sobre a moeda, usando animações, ao estilo TV Cultura.


Isso foi em 2011, e o homem aceitou o trabalho, recebendo em troca 7.002 Bitcoins, o que valeria uns 14.000 dólares. Decidiu ele que deixaria aquilo ali e um dia, caso a moeda valorizasse, retiraria tudo pra comprar alguma coisa.




Normalmente dizemos que o bom poupador "esquece o dinheiro" lá onde poupa, mas no caso de Stefan ele também esqueceu algo fundamental pra que pudesse reaver o seu dinheiro: a senha. Em 2012, 1 anos depois, foi a primeira vez em que ele percebeu que havia esquecido sua senha, pois ele foi conferir após uma valorização da moeda.

 


Como sabemos hoje, a moeda teve uma hiper-valorização, enriquecendo a todos que investiram na moeda quando ela ainda estava em suas fases iniciais (e agora empobrece muitos que caem em pirâmides financeiras que prometem enriquecimento com Bitcoin).


Hoje ele tem 211 milhões de dólares na sua carteira virtual de Bitcoins, o equivalente a 1,1 bilhão de reais. Mas ainda há mais: acrescida à frustração mnemônica do homem, há também tensão por conta de uma particularidade de sua carteira virtual.


As moedas estão em um disco rígido feito pra isso conhecido como IronKey, onde os códigos de suas moedas estão criptografados, e só a sua senha pode liberá-las. O IronKey, no entanto, permite que você erre sua senha apenas 10 vezes, e caso ocorra o 10º erro seguido, todas as moedas são destruídas.

 



Stefan já tentou 8 vezes desde 2012, e restam-lhe 2 tentativas. E ele está pensando muito bem antes de tentar de novo. Alguns sugerem que ele faça hipnose e regressão pra ver se encontra em sua memória a senha. Outros sugerem drogas psicotrópicas que possam fazer emergir a memória lá do fundo de sua consciência, como a ayahuasca.

 


Uma outra solução é a apresentada por Alex Stamos, especialista em segurança da internet pela Stanford Internet Observatory. Segundo uma publicação que ele fez no Twitter marcado o Stefan, ele pode em 6 meses conseguir um canal alternativo usando 20 IronKeys, e que cobraria 10% do valor pra conseguir a façanha.


Ao saber disso, alguém pode se preocupar com a segurança da IronKey, mas saiba que Alex precisa ter em mãos a IronKey de Stefan pra conseguir isso. Seja como for, Stefan tem muito o que pensar nas últimas duas jogadas que lhe restam.


Fonte: New York Times