Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Shibushi-shi Shibushi-cho Shibushi no Shibushi Shiyakusho Shibushi Shisho vai mudar de nome

 

Um órgão da prefeitura de Shibushi, no Japão, chamou a atenção do país inteiro após o anúncio da mudança de seu nome. A sub-secretaria se tornará um dos escritórios principais da prefeitura, e por isso a mudança.




O caso chamou a atenção por conta do nome extremamente difícil que o órgão tinha: "Shibushi-shi Shibushi-cho Shibushi no Shibushi Shiyakusho Shibushi Shisho". Isso por conta de alguns motivos. Cidade, no japonês, se torna "shi", que é a primeira sílaba de "shibushi".


Outro problema é que a cidade incorporou outras duas cidades no passado, e pra distinguir uma coisa de outra, ela se tornou a "Distrito Shibushi da vila de Shibushi". E dentro desse distrito fica a cidade de Shibushi.

 

Shibushi, no Japão


Daí que o nome dessa sub-secretaria era: "Sub-secretaria de Shibushi da Prefeitura de Shibushi, no Distrito Shibushi da vila de Shibushi, cidade de Shibushi", que em japonês se torna "Shibushi-shi Shibushi-cho Shibushi no Shibushi Shiyakusho Shibushi Shisho".

 

Pois bem, e qual é o novo nome? É simples: "Shibushi-shi Shibushi-cho Shibushi no Shibushi Shiyaku Honcho". Um pouquinho mais simples. A mudança foi efetivada ontem, 04/01, e os japoneses estão tristes, já que terminar o nome com "Shisho" era como a cereja do bolo, e terminar com "Honcho" parece um instrumento desafinando.

 

Aliás, você tentou dizer o nome em voz alta, não é mesmo?

 

Fonte: Sora News (jornal japonês)