Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Praga de ratos surge do nada, toma o leste da Austrália e adquire "proporções bíblicas"

 

Vários fazendeiros australianos estão compartilhando vídeos das assustadoras hordas de ratos que invadiram a zona rural de New South Wales, na Austrália. Os fazendeiros tentam conter a praga, com armadilhas, dedetizações e capturas, mas o número é tanto que a população está sendo vencida.




Em 1993 houve uma outra grande praga de ratos no lugar, causando 96 milhões de dólares em prejuízos (equivalente a 520 milhões de reais). O medo é que seja uma praga semelhante, que arrase com os frutos das fazendas e danifique ainda mais a economia esse ano.

 


O pior é que tais pragas podem crescer exponencialmente: um só casal de ratos pode gerar até 500 ratinhos (não de uma só vez, é claro). E não é só nas fazendas: Naav Singh, funcionário de um super-mercado de uma cidade do estado, diz que precisa chegar 5 horas antes da abertura pra começar a limpar o estrago que os ratos fizeram. Tal mercado já calcula um prejuízo de 30.000 dólares por causa disso.


Uma mulher chamada casa, da cidade Dubbo, no mesmo estado, diz que cercou a casa com 14 armadilhas de rato, que não foram o suficiente, mas quando ela foi no mercado comprar mais já tinham acabado.

 


Segundo os moradores, os lugares atingidos pela praga estão fedendo muito. Os ratos fedem vivos, e quando morrem fedem mais ainda. Com vários cadáveres ocultos, escapar do cheiro pútrido é quase impossível. Por enquanto, três casos de pessoas mordidas por ratos já foram registrados, o que provoca o medo da peste bubônica. Segundo os hospitais, os pacientes foram tratados e passam bem.


Fonte: Independent