Tecnologia do Blogger.

Cidade oferece passagem só de ida pra qualquer lugar a moradores de rua e 'acaba' com a pobreza extrema


Muitas prefeituras e ONG's pensam em jeitos de ajudar as pessoas que estão vivendo nas ruas, seja com alimentação, seja com capacitação e ajuda psicológica, seja com geração de empregos. Mas a cidade da Basileia, na Suíça, elaborou um plano diferente que promete acabar com essa situação no município.

 



O projeto consiste em "presentear" qualquer morador de rua que quiser com uma passagem só de ida pra qualquer lugar da Europa e 20 francos suíços, ou 115 reais. Mas com um porém: eles devem assinar um contrato prometendo que nunca mais vão voltar.

 


Toprak Yergu, porta-voz do Departamento de Justiça da cidade, confirmou em entrevista ao jornal local 20 Minutes o projeto. Segundo ele, qualquer um que retornar após ter assinado o contrato será deportado.


31 moradores de rua já aceitaram a oferta, incluindo 14 da Romênia e 7 da Alemanha. Mas é claro, são muitos os críticos da medida, afinal, isso não é acabar com a pobreza, e sim "limpeza" social. A suíça, capital bancária do mundo, é também conhecida por não ir muito com a cara de quem mora na rua.

 


Em 2014, uma moradora de rua foi presa em Geneva após não pagar uma multa de 2.853 reais por mendigar nas ruas. Mas uma Corte de Direitos Humanos da Europa reverteu a decisão e a mulher foi indenizada em 5.779 reais. 


Já em 2016 o governo do Cantão de Valde, jurisdição composta por 10 distritos da Suíça, determinou que mendigar agora era ilegal. O caso chegou até a Suprema Corte do país, mas não rolou e ainda é ilegal.


Fonte: Newsweek