Tecnologia do Blogger.

Jornal estatal da China tenta promover turismo no país com vídeo da Suíça roubado de fotógrafa

 

O China Daily é um jornal diário publicado na China, e é controlado pelo estado. Eles têm também uma versão em inglês, onde promovem as belezas do país ao ocidente, e entre uma publicação e outra, justificam as decisões do líder supremo e também alfinetam a mídia estado-unidense (que também não é flor que se cheire).




Mas uma publicação deles acabou terminando em vergonha pública após os usuários ocidentais notarem algo de estranho no vídeo em anexo. Em um tweet, já apagado, o jornal publicou "#GlamorChina Você não gostaria de visitar essa estrada calma e aproveitar com seu cachorro um tempo livre nessa pequena cidade situada no pé de uma montanha?".

 


De fato, eu gostaria, mas acontece que essa cidade é Brienz, na Suíça. Os usuários do Twitter descobriram que a China Daily roubou o vídeo de uma fotógrafa chamada Sylvia Michel, inverteu ele horizontalmente e claro, retirou os créditos que estavam no canto.

 


Após diversos usuários apontarem o roubo e a mentira, a própria fotógrafa apareceu pedindo que o vídeo fosse deletado, dizendo que aquilo era um "atestado de pobreza" do país. O curioso é que a China tem muitas paisagens verdadeiramente bonitas, então não houve motivo nenhum pra roubar o vídeo.

 



Aliás, vídeo bem bonito: