Tecnologia do Blogger.

1ª escultura imaterial e invisível da história é vendida por R$93.798 reais - só quem é inteligente pode ver


Uma escultura invisível criada pelo artista italiano Salvatore Garau foi recentemente adquirida por um colecionador que pagou 15.000 euros por ela durante um leilão.

 

Se você é uma daquelas pessoas que simplesmente não consegue entender como alguém pode pagar grandes somas de dinheiro por ativos digitais como skins de videogame ou NFTs, então a venda da escultura imaterial de Salvatore Garau vai realmente causar um rebuliço em seu cérebro. 

 


A obra de arte invisível representa basicamente um vazio, um espaço tecnicamente vazio que é realmente ocupado pela "energia da escultura". Parece algo em que você estaria interessado? Não? Bem, é tarde demais, pois alguém já levou a escultura pra casa ao pagar 12 mil euros (15 mil com direitos de leilão) no início deste mês.

 

O certificado de autenticidade da escultura.

O proprietário recebeu um certificado provando que ele é o dono dessa escultura invisível e imaterial. Então... como manter uma escultura invisível? Onde guardá-la? Pois bem, o artista suge). Iluminação especial e controle de temperatura são opcionais, já que a escultura é imaterial. A vantagem é que não precisa limpar.

 

“O resultado bem-sucedido do leilão atesta um fato irrefutável: o vazio nada mais é que um espaço cheio de energia, e mesmo se o esvaziarmos e nada permanecer, de acordo com o princípio da incerteza de Heisenberg de que o nada tem um peso”, disse Salvatore Garau. “Portanto, tem energia que se condensa e se transforma em partículas, enfim, em nós! Quando decido ‘expor’ uma escultura imaterial em um determinado espaço, esse espaço concentrará uma certa quantidade e densidade de pensamentos em um ponto preciso, criando uma escultura que assumirá as mais variadas formas".

 

Salvatore usando tinta material pra uma de suas obras. Traidor do movimento.

Garau considera sua escultura invisível uma metáfora perfeita do nosso tempo. Também é aparentemente superior às novas obras de arte do NFT, pois além de ser único e impossível de reproduzir, também tem impacto ambiental zero. Resumindo: é só ter um papo torto e encontrar o rico certo pra faturar uma grana.